sexta-feira, 9 de julho de 2010

Códigos

Eu fiquei uns 12 anos "fora do circuito" somando o tempo de namoro + casamento. De repente, me vi solteiro e de volta à vida real. Caramba! Tudo mudou!!! Os relacionamentos, as paqueras, as abordagens... tudo mudou muito. Às vezes me sinto como se tivesse passado esses 12 anos em outro planeta.
Antigamente era tudo mais simples, mais fácil, mais claro. Ou se queria ou não se queria. Ou se gostava ou não se gostava. Tudo bem transparente.
Hoje é tudo cheio de "códigos". As pessoas dizem uma coisa, ou agem de uma determinada maneira, mas sempre há vários significados diferentes. Aí vem a segunda parte: a interpretação. Na verdade, "as" interpretações. São sempre várias. Um mesmo gesto ou atitude pode significar mil coisas diferentes. Ou ainda pior: algo pode significar uma coisa em um dia, mas pode significar algo totalmente diferente no dia seguinte. É complicado.
Eu simplesmente assumo que não gosto de códigos. Desisti de tentar aprendê-los ou entendê-los. Prefiro a velha técnica do "diálogo", da comunicação direta e eficiente. Tudo muito direto, sincero, objetivo, claro e transparente. Sem joguinhos ou meias-palavras.