sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Amar é...

Eu já disse em outro texto que não acho justo - e nem possível - alguém querer definir o que é o amor. Muitos tentam e oferecem as mais diversas explicações e conceitos, mas parece que a dúvida e a polêmica só aumentam. Ao mesmo tempo em que pode se consolidar e amadurecer a ponto de ser simples, o amor não deixa de ser complexo. Olha só o que eu já acabei de afirmar: o amor pode ser simples e complexo ao mesmo tempo. Que contraditório. Por isso, melhor mesmo é não tentar definir o amor.
Por outro lado, acho possível tentar entender algumas "formas" através das quais podemos "amar" alguém. Quando a gente ama, a gente cuida, a gente protege, a gente se preocupa, a gente se entrega e se sacrifica. Mas é um sacrifício bom, que nos dá prazer e satisfação, pois sabemos que estamos fazendo algo bom pra alguém que é especial e importante em nossas vidas.

Outro dia, uma pessoa me disse que amar também é sentir falta, não conseguir ficar longe da pessoa amada. Acho que esses são efeitos de quando se ama, já que ocorre uma espécie de fusão entre duas pessoas que, de certa forma, acabam se tornando uma. Assim, quando metade está longe, a outra metade sente falta, se sente incompleta. É mais ou menos esse o esquema da tradicional "fusão romântica" que estamos acostumados a presenciar, em que duas pessoas se fundem e se completam. Mais tranquilo seria se essas duas pessoas já se encontrassem previamente "completas" e se unissem apenas pra se "complementar", pra somar. Mas o nosso vazio humano e a nossa necessidade de aconchego quase que inviabilizam esse tipo de processo, que fica restrito a uns poucos seres iluminados que já atingiram um grau altíssimo de maturidade e experiência. Um dia eu chego lá.
Mas e aquele fogo incontrolável??? Fogo é paixão, atração e química. Coisas que não têm nada a ver com o amor. São sentimentos bons, mas não são ligados ao amor. As pessoas envelhecem e deixam de ser atraentes. Os hormônios mudam, desaparecem, e a química e a atração diminuem consideravelmente com o tempo. Ainda assim, essas pessoas podem se amar, se respeitar, se cuidar: por causa do amor!
Dois velhinhos podem estar juntos há cinquenta anos, e ainda podem se amar não por causa da paixão, da atração ou da química, mas por causa do cuidado, da proteção, do respeito, da amizade e do aconchego que proporcionam mutuamente.
Por isso, acho que podemos começar a amar bem através do cuidado, da proteção, do respeito, da amizade, do carinho e do aconchego. E no meio do caminho podemos aprender e incrementar esse "amar" com outras formas de fazer bem ao outro.

3 comentários:

  1. "O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda rancor e dificilmente notará o mal que os outros lhe fazem. Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa. Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre se manterá em sua defesa.
    I Corintios 4-7
    Há três coisas que perduram - a fé, a esperança e o amor - e a maior destas é o amor.
    I Corintios 13
    É lindo ler tudo isto, difícil mesmo é colocar em prática, mas, penso que quando o amor acontece de verdade, tudo isto acontece naturalmente...

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto! É complicado definir o amor, mas tentar entendê-lo nos dá esperanças que este sentimento ainda exista...
    Certa vez li em um livro ( não me lembro agora o título) um diálogo entre um casal:
    _ Eu não acredito quando vc diz que me ama! O que vai acontecer quando isso acabar e que essa atração não for suficiente?
    _ É claro que vou sentir o mesmo por vc...
    Por que não sentiria?
    _ Porque posso engordar, porque vou envelhecer, vou ter cabelos brancos, um dia...
    _E vc? Vai me amar quando eu tiver cabelos brancos?
    _ O que sinto por vc não vai mudar com o passar do tempo...
    _Então por que acha que vou amá-la menos?

    Ensina-me a te amar

    Olhando-me nos olhos e dizendo.
    Não necessito de palavras, quero apenas senti-lo...
    Desvendar sua alma e poder acreditar,
    Assim, tão somente te amar.

    Recitando palavras de amor.
    Não preciso de versos nem rimas
    Apeteço sua voz a revelar seus segredos.
    Então, simplesmente te amar.

    Adorar-me docemente com seu beijo.
    Despertando prazer eterno...
    Delirando ao sabor de seus lábios.
    Enfim, te amar.

    Ensina-me através do brilho de seus olhos.
    Ensina-me por meio de suas palavras.
    Ensina-me pelo toque de seus lábios.
    Ensina-me a te amar. (Impossível).

    O amo simplesmente pelo fato de você existir.

    Ensina-me agora a te esquecer. (Débora F.)

    Parabéns pelo que escreves... Adorei.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente sobre como reflete sobre o amor...o que busco também é um amor onde "duas pessoas já se encontrassem previamente "completas" e se unissem apenas pra se "complementar", pra somar. Pena que não muitas pessoas já estejam neste estágio...tudo seria bem mais simples...a final, todos buscam de alguma forma amar e ser amado, não entendo por que as pessoas complicam tanto...especialmente quando sentem que pode existir algo especial qdo encontram alguém, um sentimento que é raro...mas muitos fogem com medo deste sentimento maior...difícil entender a mente humana - querem, mas não querem :-)na minha visá, se quisermos realmente viver algo intenso temos que nos arriscar...podemos sim nos machucar, mas se o risco pagar, podemos ser muito felizes...e para isso vim, para buscar minha felicidade e viver a vida intensamente, aprender com ela e desfrutar de tudo que ela me oferecer...não vim aqui a passeio :-)pelo menos quando partir desta, irei com a sensação de "missão cumprida" pois acredito que "Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante!” (Charlie Chaplin)
    Então que estejamos abertos para o amor...pois só assim a vida passa a valer a pena...

    ResponderExcluir