terça-feira, 1 de março de 2011

Festa de casamento: sim ou não?

Antes de mais nada, é bom deixar claro que esse texto é uma mera divagação. Eu não estou pensando em me casar. Mas eu tenho muitos amigos vivendo essa fase casamenteira e toda hora esse assunto entra em pauta.
Eu acredito que as mulheres se preocupem mais com a questão da festa do que os homens. A maioria dos homens não liga muito pra isso. Eu já ouvi amigas dizendo que é um momento único na vida e que deve ficar registrado com uma festa.
Como quase tudo nessa vida é relativo, a festa de casamento depende da situação dos noivos. Muita gente se casa às pressas e nem tem tempo de planejar uma comemoração. E muita gente simplesmente não tem grana mesmo. Esse foi o meu caso: quando me casei eu não tinha grana e me despedi na igreja.
Por outro lado, tem sido comum ver festas de casamento sendo planejadas com mais de um ano de antecedência. Nesse período, a vida dos noivos gira única e exclusivamente em torno da preparação da festa. Passam até a conviver menos e, quando estão juntos, o único assunto presente é a festa. O foco é a festa. E depois que a festa acaba? Tudo bem, tem uns dias de lua-de-mel. Mas e depois? A dura realidade parece ficar ainda mais dura.
Eu acho estranhas algumas escalas de valor. Eu não conseguiria gastar o equivalente a um bom carro ou a um apartamento numa festa que dura algumas horas e, no dia seguinte, ir morar num apartamento alugado, por exemplo.
Se, durante esse ano que antecede à celebração, os noivos passassem mais tempo juntos e aprendendo sobre o casamento, sobre a realidade do casamento, sobre os altos e baixos que vão enfrentar, as dificuldades que surgirão, a gente veria menos casamentos recentes já desmoronando por aí. Tenho certeza disso.
Eu não estou aqui querendo condenar a realização de uma festa de casamento. De forma alguma. Estou apenas tentando dizer que é preciso equilíbrio e ponderação: de valores, de tempo, de despesas etc. E o foco deveria ser a união propriamente dita, o compromisso que estão assumindo, a familia que está nascendo. Pois o resto se perde no tempo.

Um comentário:

  1. Penso exatamente assim, eu não fiz festa tambem mas por achar um desperdício de dinheiro. Para depois todos falarem mal do mesmo geito, não importando quanto gastemos.
    No meu caso comprei um carro.

    ResponderExcluir