quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tem que querer muito!


Há até bem pouco tempo atrás eu andava meio arisco e costumava dizer que casamento ou relacionamento sério eu nunca mais iria querer. Com o tempo (sempre ele: o tempo), a gente vai se curando e se recompondo. Até que chega o ponto em que a gente se sente pronto pra recomeçar. A grande maioria das pessoas normais e saudáveis quer ter alguém do seu lado. Faço parte dessa maioria. Até os meus filhos tem me dito "que eu preciso ter alguém pra me fazer companhia nos dias em que eles não estão comigo, alguém pra me acompanhar ao shopping e ao cinema", nas palavras deles.
Hoje eu posso dizer que tenho alguma experiência em relacionamentos. Principalmente no que fazer pra um relacionamento dar errado. Isso mesmo. Já errei muito e tenho bastante consciência disso.
Mas então o que fazer pra dar certo? Pergunta cretina, eu sei. Como se existisse fórmula, regra ou receita. Ainda assim, eu insisto e arrisco uma resposta: tem que querer muito!
Não basta estar a fim, gostar da idéia ou ter alguma afinidade. Tem que querer muito! Tem que se dispor, se dedicar, suar a camisa. A gente se esforça tanto pra tanta coisa, estuda, se organiza, trabalha, elabora estratégias financeiras, profissionais. Mas raramente eu vejo a mesma dedicação nos relacionamentos.
Outro dia, conversando sobre relacionamentos, alguém comentou comigo que "estava iniciando um relacionamento e iria deixar correr pra ver no que dava". Não consegui parar de pensar nessa frase. Fiquei com a impressão de que tem tudo pra não dar certo. Pelo menos, acho que essa é a tendência, a probabilidade. São os sinais. "Deixar correr" dá um ar de pouca importância, de pouco caso, de falta de organização e dedicação. Talvez eu esteja sendo chato ou exigente demais. Mas hoje é assim que eu acho que um relacionamento deva ser encarado. Com disposição, dedicação, organização, estratégia, tempo. Pode parecer frio, mas eu preciso disso. Preciso me sentir bem e seguro.
Tem mais um detalhe: "querer muito" não significa apenas dizer que quer muito. Geralmente palavras são apenas palavras. "Querer muito" envolve atitude e iniciativa.
Claro que tudo isso vem acompanhado de atração, afinidade, desejo. É uma grande mistura de ingredientes. Se faltar um ou outro ingrediente, o gosto não será o esperado. Se faltarem muitos desses ingredientes, o prato pode até ficar insuportável.
Pois é: tem que querer muito!

2 comentários:

  1. Rogério, adorei td o q disse pq compartilho td isso e tb saí de um relacionamento há pouco tempo. Eu tb não consigo entender esse negócio de deixar rolar p ver como é q fica! Ou se está afim ou não está! Não é vdd? Se vc gostou da pessoa e teve afinidade c ela, tem mais é q investir. Hj em dia está mto difícil de se confiar em alguém. Vc tem q ver bem c quem está e principalmente c quem vai transar. E ficar por ficar não tá c nada. O gostoso é fazer amor e não transar! É bem diferente!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. A sociedade caminha para a falência dos relacionamentos, triste, mas é a realidade. Hoje em dia estar disposto a se entregar, se comprometer, querer saber mais sobre a outra pessoa é ser "careta", "antigo"...e além disso, eu costumo dizer que ou se tem química e não há os mesmos valores, principios ou quando há estes últimos, não existe atração e para ser "pra sempre" tem que ser completo...
    Michele Moya

    ResponderExcluir