quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ciúmes

Insegurança. Ciúme é pura insegurança. Quem está seguro de si e seguro a respeito de seu parceiro não pode sentir ciúmes. Num relacionamento sadio, seguro e tranquilo não há espaço pra ciúmes.
Pode até existir um certo sentimento de "posse", que é diferente de ciúme. "Posse" pois a outra pessoa é o "seu" companheiro, "seu" parceiro, "seu" cúmplice etc. Esse sentimento de posse, desde que respeitoso e com limites, é até natural.
Em alguns casos o ciúme é tão doentio que se torna uma obsessão. Nesses casos, deve ser encarado (e tratado) como doença, desvio. Caso de psiquiatria mesmo.
Já aquele "ciuminho" que a gente vê no dia-a-dia, exteriorizado através de showzinhos e "pitis", é só insegurança e imaturidade.
Em relação à parcela de imaturidade, não há o que comentar - só amadurecendo mesmo.
Já em relação à insegurança, ela pode surgir dentro da própria pessoa (medos, complexos, baixa auto-estima), ou pode ser causada ou reforçada pela outra parte (comportamentos inadequados).
Se essa insegurança surgir de dentro da própria pessoa, o melhor é buscar ajuda - geralmente através de terapia. A ajuda vai trazer qualidade de vida não apenas no relacionamento, mas em todas as áreas da vida.
Mas se os motivos pra se sentir ciúmes são gerados por comportamentos inadequados do parceiro, o melhor é cair fora do relacionamento, especialmente se ainda estiver na fase do namoro. Ou você acha que a pessoa vai melhorar depois que se casar?
Sabe quando a mocinha diz: "mas eu não consigo confiar nele". Ué, porque? Ele não é confiável? Então caia fora, é simples.
Pior ainda é essa: "se ele não sente ciúmes de mim, é porque não me ama". Pera lá... o que ciúme tem a ver com amor? Demonstrar amor através de ciúmes seria o fim.

3 comentários:

  1. Concordo que ciúme não é demonstração de amor, de forma alguma, é algo mais relacionado ao amor próprio do que amor ao outro, é um egoísmo imenso.
    Causa um desgaste na relação que dificilmente se recupera.
    "Os ciumentos não precisam de motivo para ter ciúme. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e de si mesmo nasce. "
    ( William Shakespeare )

    ResponderExcluir
  2. Não sei por que, mas algumas pessoas gostam de um ciuminho, algumas levam como algo bom, (quando é bem dosado) Aquela coisa: "ele sente ciúmes de mim, então preocupa, me ama... e blá blá..." e sim, tem pessoas que demonstram seu amor através do ciúme... ( Cada um demonstra que ama da sua forma única, alguns sabem outros não.)
    Eu Gosto da divergência de pensamentos. Eu mesma não tenho ciúmes, não vejo o porquê e já fui taxada de "coração de pedra" por isso, mas como você disse é falta de maturidade...

    ResponderExcluir