quinta-feira, 6 de maio de 2010

Estamos sozinhos e bem.

Mais uma vez eu vou escrever algo que é resultado de conversas com amigos. E também é resultado do que eu estou passando na minha vida atualmente.
Está cada vez mais comum ver pessoas na faixa dos 30, 40 anos vivendo sozinhas. Já era comum em países como os EUA o jovem sair de casa para fazer faculdade e não voltar mais para a casa dos pais, mas isso não era comum no Brasil até há bem pouco tempo atrás.
Muita gente nessa faixa etária até chegou a se casar, mas o casamento foi desfeito e hoje essas pessoas simplesmente optaram por viver sozinhas. Obviamente, não significa que essas pessoas se sintam solitárias. Apenas se adaptaram a esse estilo de vida. E isso tem sido mais comum ainda entre as mulheres, que a cada dia mais conquistam o seu espaço no mercado de trabalho e sua independência e autonomia, sem precisar depender de um homem outrora visto como mantenedor ou parceiro, papel que era ocupado pelo marido ou namorado.
Isso me deixava intrigado e eu passei a perguntar a alguns amigos porque viviam assim. As respostas foram parecidas e acabam se encaixando com o que eu sinto em relação à minha vida.
Quando alguém chega nessa idade e já atingiu uma certa independência e autonomia profissional, financeira, emocional e, por qualquer circunstância, nesse momento essa pessoa não está em um relacionamento, as chances de se entrar num novo relacionamento começam a diminuir drasticamente. Geralmente, alguém com esse perfil já se tornou bem mais exigente e seletivo do que quando era dez anos mais jovem. Com a experiência de vida, essa pessoa tem muito mais condições de se policiar e não se permitir entrar numa "roubada".
Imagine alguém, homem ou mulher, nos seus trinta e poucos anos, que já tem o seu apartamento, o seu carro, dinheiro pra se vestir bem, pra sair e viajar. Alguém acha que essa pessoa vai se dispor a entrar num relacionamento no qual esse "padrão" não possa ser ao menos mantido? Ninguém quer sair da sua zona de conforto. Não existe carência afetiva que leve alguém a trocar todas essas "conquistas" pessoais apenas pra estar com alguém. Não vale a pena o risco.
Tem mais um detalhe interessante: nos momentos de solidão, as pessoas que vivem sozinhas podem recorrer a internet, TV a cabo, podem se reunir pra cozinhar e beber com os amigos. Quer dizer, só fica sozinho se quiser.
Por isso, atualmente, muita gente hesita em se relacionar. Ninguém quer se arriscar. É mais seguro e tranquilo ficar quietinho em casa e sozinho. Até porque há muitas histórias de gente que se arriscou e se deu mal.
Coisas desse mundo moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário