terça-feira, 11 de maio de 2010

A gente se conhece de verdade numa viagem.

Eu acredito que uma das melhores oportunidades pra se conhecer alguém de verdade é numa viagem, especialmente nas viagens de férias. E eu não me refiro apenas a paqueras ou namorados, isso também vale para amigos e familiares.
Quando duas pessoas não vivem sob o mesmo teto e a convivência não é tão intensa, alguns aspectos do comportamento e da personalidade podem ser mascarados, mesmo que involuntariamente. No dia-a-dia, as pessoas geralmente passam algumas horas juntas, mas cada um vai pro seu canto quando estão cansados ou de saco cheio de alguma coisa.
Mas, numa viagem, mesmo que de poucos dias, a convivência é intensa, as pessoas ficam juntas praticamente as 24 horas do dia. Aí não tem como disfarçar a intolerância, as frescuras, a impaciência com atrasos - mesmo que involuntários, a grosseria com o garçom, e outros tipos de comportamentos desagradáveis que surgem numa viagem de alguns dias.
Se, no meio de uma viagem, alguém simplesmente não gostar de alguma coisa ou ficar de saco cheio, nem sempre é possível largar tudo e voltar correndo pra casa. Em alguns casos, a pessoa vai ter que se adaptar àquela situação até o final da viagem e nem sempre ela dá conta do recado. E essa pessoa acaba explodindo, acaba mostrando quem realmente é.
Por isso, numa viagem é possível se iniciar ou se consolidar uma grande amizade ou relacionamento amoroso. Mas também é possível se colocar um fim numa amizade ou num relacionamento. Independentemente do resultado, o legal desse tipo de experiência é que ela nos possibilita descobrir realmente com quem estamos lidando.

Um comentário:

  1. Concordo 100% com você Rogério!
    Você só conhece uma pessoa realmente bem com todos suas qualidades, seus defeitos, seu jeitinho todo especial de ser em uma viagem... É incrível!

    ResponderExcluir