quinta-feira, 27 de maio de 2010

Quando começa um relacionamento?

Em primeiro lugar, porque é importante saber quando um relacionamento começa? Eu, pessoalmente, não acho que isso seja tão importante. Todavia...
É que, geralmente, após os "rituais" que marcam o início de qualquer situação da vida, incluindo os relacionamentos, as pessoas começam a criar expectativas e passam a esperar comportamentos por parte da outra pessoa. Esperam e exigem fidelidade, cumplicidade, satisfação, prestação de contas etc. Claro que, quando um relacionamento existe de fato, essas expectativas são legítimas, mas também vão depender do tempo e da intensidade dessa relação. Atualmente, nem sempre é fácil se definir "quando" ou "se" algo realmente existe ou existiu. Talvez algo tenha se iniciado pra uma pessoa, mas não pra outra. Isso é bem subjetivo.
Há uns 20 anos atrás, não era comum o que hoje as pessas chamam de "ficar". Não era comum duas pessoas se beijarem na boca, a não ser que fossem namorados. E, assim, muitas vezes um beijo na boca significava o início de um namoro. Esse primeiro beijo era o ritual que marcava o começo daquele relacionamento.
Porque será que muitos dizem que, enquanto a coisa não era séria, parecia que tudo ia bem? E, depois que assumimos aquela situação, tudo desandou?
Porque depois que houve esse "início oficial", expectativas começaram a ser criadas e, consequentemente, cobranças foram geradas. E quando há muita expectativa e cobrança o clima fica pesado.
Agora a situação é mais delicada e chata quando claramente o relacionamento nunca existiu, nunca se iniciou, mas aquele "ser" sem noção acha que, pelo fato de alguém ter sorrido ou piscado pra ele, significa que estão se relacionando. E, então, se acha no direito de esperar algum comportamento da outra parte. Nessa situação, não há muito o que fazer a não ser encaminhar o "ser" pra uma terapia.
No fim das contas, nos dias atuais, pra esclarecer qualquer dúvida sobre quando algo começa ou mesmo termina, nada melhor do que a velha e boa conversa franca e direta. Tá na dúvida? Converse, pergunte, esclareça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário