sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mulher que ganha mais que o homem.

Esse é um dos assuntos mais delicados para os homens. Eu arrisco dizer que dez entre dez homens sentem algum tipo de incômodo quando vivem esse tipo de situação. Para a maioria é algo simplesmente inaceitável.
Eu confesso que, apesar do leve incômodo, eu toleraria essa situação. Eu disse que "toleraria" porque eu nunca vivi essa situação. Mas já pensei bastante no assunto.
Claro que esse é o tipo de assunto que envolve muitos detalhes. As circunstâncias podem variar bastante. Depende do tipo de relacionamento, da seriedade empregada, do que se busca. Outra coisa bem importante é o "tamanho" da diferença entre as rendas. Se a diferença for pequena, essa questão pode se tornar irrelevante.
Outro detalhe importante é a postura da mulher que ganha mais do que o homem. Se a relação for mesmo importante pra mulher, ela pode agir com sabedoria e colaborar para que o parceiro não se sinta desconfortável com a situação. É questão de postura mesmo, principalmente por parte da mulher.
A parcela de contribuição do homem talvez esteja ligada à sua satisfação profissional e pessoal. Há profissões e situações que estabelecem um certo teto salarial. Ainda que o cara seja o melhor profissional do mercado, o salário dele vai esbarrar nesse teto, que pode ser menor do que o salário da parceira. Isso não significa que o homem não se sinta realizado profissionalmente. Ele pode estar no auge da carreira, ser o melhor profissional e, ainda assim, ganhar menos que ela. Se o homem estiver nessa situação e for bem resolvido com esse assunto não há maiores problemas.
Por outro lado, se o cara não for bem resolvido profissionalmente, ainda que o seu salário nem seja tão inferior ao da parceira, é bem provável que a sitação fique insustentável. Cedo ou tarde, num momento de crise, esse incômodo viria à tona e abalaria a relação.
Essa é só a opinião de um menino. Talvez as meninas pensem diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário