domingo, 16 de maio de 2010

Relacionamentos descartáveis.

Me incomoda tanto a frase "o importante é ser feliz". É tão comum e tão inconsequente a forma como muita gente estufa o peito para gritar essa frase. Ainda mais quando essa idéia se refere a relacionamentos.
Eu sei que quando uma peça de roupa não serve mais o normal é descartá-la. É normal juntar grana para trocar o carro por um melhor, mais espaçoso, mais novo. É normal se aperfeiçoar nos estudos para conquistar uma posição melhor no mercado de trabalho. Tudo isso é normal e natural, são conquistas e estágios que superamos e que nos trazem momentos de felicidade. Trocamos uma fase, um estágio da vida ou um objeto por outro melhor; avançamos, evoluímos.
Mas e quando as pessoas começam a agir assim nos relacionamentos? (Mas, claro, desde que esse relacionamento exista ou tenha chegado a existir) Com um amigo, uma paquera, um namorado ou o próprio marido: a felicidade acabou, então a gente parte pra outra? E justo agir assim com outro ser humano?
É fato que em tudo na vida existem altos e baixos, momentos de rir e momentos de chorar, momentos de vitória e momentos de derrota. É assim que o "jogo da vida" funciona.
Nos relacionamentos, esses altos e baixos são ainda mais evidentes. E naturais. É pra superar esses momentos de "baixos" que os casais devem ser, antes de tudo, amigos, companheiros, cúmplices pra se ajudarem a superar aquele momento difícil. Até porque é ilusão achar que num novo relacionamento os mesmos problemas (ou outros ainda piores) não vão aparecer.
A partir do momento em que o ser humano, num momento de dificuldade, troca de parceiro sob o simples argumento de que "o importante é ser feliz", fica claro que o respeito desapareceu. Ou talvez o respeito nunca tenha realmente existido na vida de quem age desta maneira. Nem respeito, nem ética, nem consideração, nem perseverança.
"O importante é ser feliz" é o argumento dos fracos, dos imaturos, daqueles que não têm a coragem ou a força pra reverter uma situação de dificuldade.
Muitas vezes, se um brinquedo se quebrou, é mais fácil descartá-lo e ir até a loja mais próxima e comprar outro novo que vai durar um certo tempo até também se quebrar. Mas essa opção não deveria existir entre seres humanos. Seres humanos não podem ser descartados ou substituídos assim como se fossem coisas, objetos de prazer.
É bastante improvável que uma felicidade conquistada a qualquer custo pode ser boa ou autêntica. Felicidade sem ética e respeito não pode ser felicidade; é apenas uma ilusão: e bem passageira.

4 comentários:

  1. Concordo plenamente.... é essa falta de respeito que torna os relacionamentos descartáveis, como se as pessoas fossem objetos, sem sentimentos, sem nenhum tipo de valor..... tudo isso pelo egoísmo de pessoas que só pensam em "sua própria felicidade".... infelizmente tem muita gente neste mundo que vive e pensa desta forma.... mas tbm existem pessoas éticas, integras e honestas! Por isso ainda acredito em "algumas pessoas".

    ResponderExcluir
  2. é tudo questão de ética, nunca devemos tratar outro ser humano como um objeto. mas é absurdo ver o quão banal isto está se tornando. parabéns pelo texto. gostei.

    ResponderExcluir
  3. Apesar do seu post ser de 2010, o assunto é super atual. Esses dias tenho pensado muito nisso. Também tenho um blog e estou querendo escrever a respeito, por isso vim parar aqui. Concordo plenamente com o exposto.

    ResponderExcluir